Sistema utiliza câmeras com inteligência artificial capazes de identificar padrões suspeitos, reconhecer placas de veículos e fornecer dados estratégicos
A Prefeitura de Itapema está estudando a implantação do sistema de monitoramento inteligente “Analítico”. O sistema utiliza câmeras com inteligência artificial capazes de identificar padrões suspeitos, reconhecer placas de veículos e fornecer dados estratégicos para ações rápidas das forças de segurança. O secretário de Segurança Pública, Juarez Ferreira, realizou uma visita técnica a Brusque para conhecer de perto o funcionamento da tecnologia.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Um dos diferenciais do modelo é a possibilidade de implantação em parceria com a iniciativa privada, sem custos diretos para os cofres públicos. A iniciativa é desenvolvida pela empresa Protenet. A companhia atua em diversas cidades catarinenses, como Rio do Sul, Balneário, Barra do Sul e Brusque, onde o sistema tem contribuído significativamente para a segurança pública. Em Rio do Sul, por exemplo, o sistema tem auxiliado no esclarecimento de diversas ocorrências atendidas pela Guarda Municipal.
“Estamos buscando soluções que funcionem de verdade, sem pesar no bolso do contribuinte. Esse sistema é inteligente, ajuda a prevenir situações antes que virem problema e pode ser implantado com apoio da iniciativa privada, ou seja, sem custo direto pra Prefeitura. É esse tipo de inovação que queremos trazer pra Itapema”afirmou o secretário Juarez Ferreira.
A proposta segue em fase de avaliação por parte da Secretaria de Segurança Pública de Itapema, que estuda como adaptar o modelo à realidade do município. O foco da iniciativa é ampliar o monitoramento urbano, prevenir crimes e promover mais segurança para a população.