O encontro reuniu profissionais e gestores públicos para discutir diretrizes e fortalecer as políticas de atendimento à população em situação de rua
Representantes da Secretaria de Assistência Social de Itapema participaram nesta terça-feira (3) do Seminário Regional da Política da População em Situação de Rua da Região da AMFRI, realizado no Museu Oceanográfico da UNIVALI, em Balneário Piçarras.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Promovido pelo Colegiado de Assistência Social da AMFRI, por meio do Grupo de Trabalho da População em Situação de Rua (GT/PSR), o encontro reuniu profissionais e gestores públicos para discutir diretrizes e fortalecer as políticas de atendimento à população em situação de rua.
Durante o seminário, foram debatidas ações municipais voltadas a esse público, com ênfase na articulação intersetorial e na necessidade de garantir os direitos humanos por meio de políticas públicas integradas.
A secretária de Assistência Social de Itapema, Iris Bispo, destacou o compromisso da cidade com o tema.
“A participação de Itapema neste seminário reafirma o nosso compromisso com a dignidade, o respeito e a garantia de direitos da população em situação de rua. Sabemos que enfrentar essa realidade exige sensibilidade, responsabilidade e, acima de tudo, trabalho coletivo. Por isso, seguimos firmes na construção de políticas públicas que promovam inclusão, proteção social e oportunidades”, afirmou.
Iris participou do encontro acompanhada pela equipe do serviço de abordagem social do município.
O público-alvo do seminário incluiu os Comitês Intersetoriais de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua da Região da AMFRI, além de profissionais do SUAS, SUS, SESP, SEPLAN, Cultura, Esporte, Lazer, Habitação, organizações da sociedade civil e representantes de movimentos sociais dos 11 municípios que integram a associação.
A realização do evento foi fruto de uma ampla parceria entre a UNIVALI, AMFRI, Secretaria de Estado da Assistência Social, Prefeitura de Balneário Piçarras, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Justiça Federal, Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Secretaria Nacional de Assistência Social, COEGEMAS e UDESC.