Desfibrilador e monitor multiparamétrico reforçam estrutura de resgate no município
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itapema recebeu dois novos equipamentos que passam a integrar as ações de resgate no município: um desfibrilador externo automático e um monitor multiparamétrico.
A entrega foi realizada na quarta-feira, dia 16, como parte de um processo de modernização do serviço.
Os novos dispositivos ampliam a segurança e a eficiência no atendimento de pacientes em situação de emergência.
O desfibrilador é utilizado para reverter paradas cardíacas por meio de choques elétricos, enquanto o monitor acompanha os sinais vitais em tempo real, como frequência cardíaca, pressão arterial e saturação de oxigênio, auxiliando nas decisões durante o resgate.
De acordo com o diretor do SAMU de Itapema, Pedro Alves, os novos equipamentos fazem parte de um conjunto de melhorias previstas para o serviço de urgência.
Ele destacou que uma nova ambulância já foi adquirida e deve ser entregue em até 180 dias. Além disso, o projeto da nova base do SAMU já foi apresentado à Secretaria de Saúde.
Desde o início do ano, o município também conta com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), localizada na Rua 216, no bairro Meia Praia.
A estrutura, entregue pela Secretaria de Estado da Saúde, fortalece o atendimento na região e abrange também os municípios de Porto Belo e Bombinhas.
Para o secretário de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá), os investimentos ampliam a capacidade de resposta da equipe. Segundo ele, a base de Suporte Avançado já representou um importante avanço e, com os novos equipamentos, o município consolida uma estrutura mais moderna e preparada para o atendimento de emergência.
Atualmente, Itapema já conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e motolâncias. Com os novos reforços, o município amplia sua rede de cobertura e garante mais agilidade no socorro à população.