O objetivo é garantir dados precisos sobre os imóveis da cidade
A Prefeitura de Itapema deu início a um amplo levantamento para atualização do cadastro imobiliário em todo o município. O trabalho utiliza tecnologia de georreferenciamento e vetorização para identificar novas construções e atualizar informações já existentes, sobretudo nas áreas em maior crescimento.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O objetivo é garantir dados precisos sobre os imóveis da cidade, permitindo planejar melhor os investimentos, organizar os serviços públicos e tornar a gestão mais moderna e transparente.
De acordo com a secretária de Finanças, Vera Lurdes, a atualização não gera custo imediato para os moradores, mas servirá de base para futuras cobranças do IPTU. “Estamos atualizando o cadastro dos imóveis e mapeando as áreas novas da cidade. Isso vai trazer mais justiça fiscal, porque cada imóvel será tributado conforme sua realidade. É um trabalho necessário para que Prefeitura, Câmara de Vereadores e moradores tenham informações corretas e possamos juntos construir uma Itapema cada vez melhor”, destacou.
O processo é realizado principalmente com equipamentos que percorrem as ruas registrando imagens e dados dos imóveis. Em situações pontuais, poderá ser necessária a confirmação presencial. O foco, no entanto, está na coleta de informações técnicas que corrijam distorções e alinhem o cadastro à realidade atual do município.