Por Odir Valendolf,
A maioria das pessoas confundem atividade física com exercício físico, temos que ver que há algumas diferenças entre elas que são bem especificas.
A atividade física, são aquelas atividades onde não praticamos com frequência e tende a ser mais uma forma de distração ou hobby, “brincadeira” onde não tem objetivo específico, na qual é realizada sem ter um dia ou horário e utilizamos esse meio como forma de socialização com outras pessoas, ou até mesmo um modo de distração como um por exemplo um horário de futebol as vezes sem ter aquele compromisso de ir ou vamos apenas para ver amigos, onde não se aplica técnica, tática, ou um objetivo no qual temos que alcançar ou superar, seria mais uma forma de passatempo.
Já com o exercício físico o negócio já fica diferente, ou seja, já é algo mais sério onde já se tem algum ou alguns objetivos, um profissional qualificado onde vai estar passando uma metodologia a ser utilizado, carga, intensidade, frequência, tempo de descanso fazendo uma anamnese completa do indivíduo e uma periodização, onde constara todo o histórico da pessoa como doenças, medicamentos, rotina e objetivos. Como se tem uma metodologia a ser utilizada já se tem uma busca de algum resultado, podendo ser prevenção de doenças, melhora no condicionamento físico, aparência, emagrecimento, recuperação de lesão entre outras inúmeras situações na qual é utilizado o exercício físico.
Para se ter uma condição de vida muito melhor devemos estar cientes de que atividade física não é exercício físico. A atividade física sem um acompanhamento pode ocorrer inúmeros agravantes que podem ser prejudiciais a sua saúde. Desse modo a pratica de exercícios físicos é essencial sempre em busca de qualidade de vida melhor indiferente da idade, aparência ou condição física, buscando sempre uma evolução, tendo objetivos específicos para não ter uma prática de exercício de forma errônea, e buscando sempre profissionais qualificados, competentes nos quais vão estar auxiliando uma melhora significativa na saúde.