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Sibely Santos | 19/01/2024 14:15

19/01/2024 14:15

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Mais de mil reais a fatura de água? Moradores reclamam de cobrança no mês de janeiro e Conasa se pronuncia

Não é novidade que o consumo de água aumenta no verão, com a expectativa de um crescimento de 10% nesse período em Santa Catarina. Isso se reflete na conta de água, que tende a vir mais salgada nessa época do ano. Apesar disso, o valor pode surpreender algumas pessoas. ✅Clique aqui para entrar na comunidade […]

Não é novidade que o consumo de água aumenta no verão, com a expectativa de um crescimento de 10% nesse período em Santa Catarina. Isso se reflete na conta de água, que tende a vir mais salgada nessa época do ano. Apesar disso, o valor pode surpreender algumas pessoas.

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Alguns moradores entraram em contato com o Lance Itapema para reclamar do valor cobrado na fatura de água do mês de janeiro. Uma moradora chegou a relatar ter sido cobrada R$ 1.034 no período, um valor quase quatro vezes maior que o pago normalmente por ela ao longo do ano.

Outras pessoas relataram a cobrança de taxa de religação sem ser solicitado o serviço. Em um dos casos, uma família de três pessoas relatou ter recebido uma cobrança de R$ 400, um valor mais alto que a média mesmo após um período de falta de distribuição e baixa pressão da água. 

Segundo o relato de uma moradora ao Lance, foi feito o contato com a Conasa para saber mais sobre a situação, e a informação foi que a cobrança se deve pelo consumo do período. Além disso, ela conta que a situação sempre se repete nesse período.

Em comunicado oficial enviado ao Lance Itapema, a Conasa informou que, segundo o Decreto Municipal 112/2023 de 29 de novembro de 2023, as tarifas dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Itapema sofreram um reajuste de 3,16%. Esse percentual corresponde “à variação dos índices INPC, IEE, IPA-27, IPA-28, IPC-6, INCC-35 e IPCA definidos no Anexo III do Segundo Termo Aditivo ao Contrato de Concessão 97/04, acumulado no período entre novembro de 2022 a outubro de 2023.”

A concessionária também explicou que o abastecimento em baixa pressão em algumas localidades no início de 2024 foi necessário devido às fortes chuvas. A Conasa ressalta que “disponibilizou caminhões pipa para o abastecimento dos imóveis nos bairros afetados.” Leia mais sobre isso nesta reportagem do Lance Itapema.

Em relação a tarifa de religação de água, a Conasa informou que o valor é cobrado após o atraso de pagamento de 60 dias após o vencimento da fatura. com a notificação do imóvel em 30 dias de atraso. A tarifa pode ser de R$ 76,98 ou R$ 236, 41, dependendo de onde e como o corte for feito. 

Por fim, a concessionária recomenda que, em caso de dúvidas, os moradores entrem em contato pelos números 47 98404-8200 ou 47 3268-8200, por ligação ou WhatsApp. A Conasa também realiza atendimento presencial na Av. Marginal Leste, 5.

Confira o comunicado da Conasa na íntegra:

“De acordo com o Decreto Municipal 112/2023 de 29 de novembro de 2023, o reajuste das tarifas correspondentes aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em Itapema ficou estabelecido em 3,16%, percentual que corresponde à variação dos índices INPC, IEE, IPA-27, IPA-28, IPC-6, INCC-35 e IPCA definidos no Anexo III do Segundo Termo Aditivo ao Contrato de Concessão 97/04, acumulado no período entre novembro de 2022 a outubro de 2023.

Sobre o abastecimento em baixa pressão em algumas localidades do município no início do ano, reiteramos que a medida foi necessária devido às fortes chuvas que assolaram o município, exigindo a redução da vazão de água nas Estações de Tratamento Areal, São Paulinho e Ilhota para que fosse possível manter o nível de qualidade da água tratada. As fortes chuvas arrastam para a barragem das Estações de Tratamento de Água sólidos como areia, terra e galhos de árvores, o que provoca turbidez e compromete a tratabilidade da água. Até que a situação fosse regularizada, a concessionária disponibilizou caminhões pipa para o abastecimento dos imóveis nos bairros afetados.

Sobre a tarifa de religação de água, é cobrada após a confirmação do não pagamento da fatura 60 dias após o vencimento, sendo o imóvel notificado com 30 dias de atraso. Na grande maioria das vezes, o corte é realizado no cavalete (próximo ao hidrômetro), sendo o valor da tarifa de religação R$ 76,98. Contudo, quando há impedimento de acesso ao cavalete ou quanto há violação do cavalete o corte é feito no ramal que abastece o cavalete (calçada/rua). Neste caso, o valor da tarifa de religação é de R$ 236,41.

Os contatos com a concessionária são disponibilizados pelos números 47 98404-8200 ou 47 3268-8200, por ligação ou WhatsApp, além do atendimento presencial na Av. Marginal Leste, 5.”

💬📱Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Itapema por meio do WhatsApp do Lance Itapema: (47) 99189-3654 – Repórter Sibely Santos.

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