Projetados para melhorar a qualidade da água, reduzir a influência das marés do Rio Perequê e aumentar o fluxo de água que escoa pelo leito do rio
Porto Belo vai inaugurar os Molhes do Rio Perequê, um projeto aguardado com pela comunidade local e região, nesta sexta-feira (05), a partir das 14h. Organizado pela Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo (ACIP) em parceria com a Prefeitura Municipal.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O projeto dos molhes, doado pela ACIP junto com o licenciamento ambiental necessário, representa um investimento total de R$ 13 milhões, financiado pelos próprios associados da associação através da substituição de outorga onerosa paga ao município.
A estrutura dos Molhes do Rio Perequê inclui um molhe principal com extensão de aproximadamente 360 metros, um molhe secundário com cerca de 200 metros e um terceiro molhe com 65 metros de comprimento, formando uma dársena em seu interior. No centro da estrutura será construída uma área destinada ao lazer e passeio público, visando integrar a população com o novo espaço urbano.
Além de seu aspecto estético, os molhes desempenham um papel funcional crucial. Eles foram projetados para melhorar a qualidade da água, reduzir a influência das marés do Rio Perequê e aumentar o fluxo de água que escoa pelo leito do rio, o que ajudará a diminuir a concentração de sedimentos na orla marítima.