Geral

Déborah Fernandes Biasibetti | 07/08/2024 10:38

07/08/2024 10:38

17461 visualizações

Saiba como funciona o “Termômetro” da violência doméstica, nova ferramenta do MPSC

O quiz contém 22 situações que a usuária deve preencher caso identifique em seu relacionamento

O Termômetro da Violência Doméstica foi lançado no 3º Ciclo de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha. A ferramenta, desenvolvida pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar e contra a Mulher em Razão de Gênero, está disponível no site do MP catarinense e o preenchimento é feito de forma completamente anônima.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

O Termômetro, que já está disponível no site do MP catarinense, é um quiz com 22 opções que a usuária deve preencher caso identifique as situações em seu relacionamento. O preenchimento é feito de forma completamente anônima.

Com base nas respostas, a ferramenta indica quatro cenários:

“Você não relatou comportamentos violentos em seu relacionamento. Continue atenta e buscando por informações sobre o tema.”
“Fique atenta! A violência parece estar presente no seu relacionamento.”
“Peça ajuda, denuncie! Os comportamentos que você indicou sugerem uma situação de violência doméstica e familiar.”
“Sua vida está em perigo! Denuncie! Parece haver um contexto de violência em seu relacionamento!”De acordo com o cenário, a página indica que a usuária tome determinadas ações. Ela pode preencher a cidade em que vive (sem que essa informação seja divulgada) e o Termômetro exibe a Promotoria de Justiça em que é possível buscar auxílio naquela localidade. A página também orienta que a usuária busque o apoio de pessoas próximas, profissionais da saúde e/ou da assistência social. Além disso, o Termômetro mostra informações relevantes, como os números da Polícia Militar e da Polícia Civil e um link para a campanha sobre a violência contra a mulher.

Em caso de dúvidas sobre o formulário, a usuária pode entrar em contato com o NEAVID pelo e-mail [email protected], pelo telefone (48) 3330-9409 ou pelo WhatsApp (48) 9133-2511.

Deixe seu comentário