Mais de 3 mil unidades foram comercializadas entre janeiro e junho deste ano
O município de Itapema, localizado no litoral norte de Santa Catarina, continua a liderar o mercado imobiliário do estado. De acordo com dados da plataforma DWV, que compila informações de imóveis de todo o Brasil, a cidade registrou a venda de 2.201 unidades no primeiro semestre de 2024, o que corresponde a um total de R$ 2,4 bilhões em transações. Logo em seguida, aparece a cidade vizinha de Porto Belo, que comercializou 971 imóveis entre janeiro e junho deste ano, alcançando um montante de R$ 1,1 bilhão em negociações.
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Balneário Camboriú completa a lista das principais cidades do mercado imobiliário da região. Apesar de ser um dos protagonistas no setor, com lançamentos grandiosos e mantendo o metro quadrado mais caro do país, segundo o Índice FipeZap, a cidade registrou uma desaceleração nas vendas em 2024, encerrando o primeiro semestre com 295 unidades vendidas, totalizando R$ 936 milhões.
Em contrapartida a Balneário Camboriú, Itapema apresentou um crescimento contínuo nas vendas. Com o segundo maior preço médio de venda do país, a cidade encerrou o primeiro semestre com um leve aumento nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023, quando 2.132 imóveis foram comercializados. A expectativa é que 2024 seja o melhor ano da história do município, já que a média mensal de imóveis vendidos já ultrapassa a de 2023.
No caso de Porto Belo, os números ainda não superam os de 2023, quando foram comercializadas 1.061 unidades. No entanto, algumas construtoras celebram os resultados obtidos. Um exemplo é a Conrado Empreendimentos, que somente entre janeiro e junho de 2024 já alcançou o equivalente a todas as vendas realizadas no ano passado, o que representa um aumento de 162% em comparação ao primeiro semestre de 2023.
“O mercado imobiliário de Porto Belo e Itapema continua aquecido. Alguns fatores contribuem para isso: além das belezas naturais, o desenvolvimento dos municípios com a execução e anúncio de várias obras torna o investimento na região ainda mais atrativo. O segundo semestre mal começou, mas esperamos que seja ainda melhor do que os primeiros meses de 2024”, destaca Kátia Nascimento, diretora comercial da Conrado.