Comunidade

Sibely Santos | 16/10/2024 15:35

16/10/2024 15:35

14551 visualizações

Moradores de Itapema organizam protesto contra aprovação do PL que cria cargos comissionados no Hospital Santo Antônio

Manifestação acontece neste sábado, 19, na Praça da Paz

Moradores de Itapema se reúnem no próximo sábado, 19, às 19h, na Praça da Paz, para protestar contra o Projeto de Lei 072/2024. O projeto, de autoria do Poder Executivo, elimina vagas de médicos essenciais, como cardiologista e neuropediatra, para criar cargos comissionados. Durante o protesto, também será realizada uma coleta de assinaturas para um abaixo-assinado.

A principal queixa dos manifestantes é a Mensagem Retificativa Nº 002/2024, assinada pela prefeita Nilza Simas, que exclui três vagas de médicos essenciais, incluindo cirurgião endo-dentista. A mudança visa ajustar o impacto financeiro da proposta, mas tem gerado revolta entre a população, que teme prejuízos no atendimento de saúde no município.

O que prevê o PL 072/2024

O Projeto de Lei 072/2024 cria o Programa Humanizar no Hospital Santo Antônio, com a justificativa de promover uma assistência hospitalar mais humanizada. No entanto, a proposta prevê a criação de cargos comissionados, como Superintendente em Gestão Hospitalar, Diretor de Comunicação e Marketing, Assessor de Transporte do Programa Humanizar e mais uma vaga de Assessor Especial de Controle de Gestão Hospitalar.

Leia mais:

Além desses cargos, o projeto estabelece um Grupo de Trabalho de Humanização da Saúde (GTHS), responsável por promover ações de sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde. O objetivo, segundo o texto do PL, é resgatar valores humanitários no atendimento hospitalar e organizar eventos de conscientização sobre a importância de um atendimento digno.

 

Deixe seu comentário