Prazo final para empregadores quitarem o benefício termina nesta semana, com deduções previstas de IR e INSS
Acaba nesta sexta-feira (20) o prazo para o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário. Nesta etapa, o trabalhador recebe a metade restante do benefício, já com os descontos do Imposto de Renda e da contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O benefício é assegurado a trabalhadores com carteira assinada, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Seu pagamento é proporcional ao tempo de serviço prestado durante o ano. Empregados que saírem da empresa antes do encerramento do ano também têm direito à gratificação, que será paga de forma proporcional.
O décimo terceiro é dividido em duas parcelas:
O pagamento integral do 13º salário é garantido para quem esteve na mesma empresa por, pelo menos, 12 meses. Para quem trabalhou menos tempo, o valor será proporcional.
A base de cálculo considera o seguinte: a cada 15 dias trabalhados em um mês, o empregado tem direito a 1/12 do valor do salário de dezembro. Assim, períodos com pelo menos 15 dias de trabalho são contabilizados como um mês cheio para o cálculo do benefício.