Testagem para hepatites, HIV e sífilis é promovida pela UBS do Tabuleiro em parceria com o COASI
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tabuleiro, em parceria com o COASI, está promovendo uma ação voltada à prevenção e diagnóstico precoce de infecções entre os integrantes da Guarda Municipal de Itapema.
A atividade faz parte da campanha nacional Julho Amarelo, que destaca a importância da prevenção, testagem e tratamento das hepatites virais.
A mobilização ocorre em alusão ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, conforme calendário da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como parte da programação, estão sendo oferecidos testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis diretamente na base da Guarda Municipal.
A ação teve início na segunda-feira (28) com uma palestra ministrada pela enfermeira Katia Mariani, abordando as formas de transmissão, sintomas e cuidados relacionados às hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
A programação segue na quarta-feira (30), a partir das 9h.
As hepatites virais são doenças silenciosas que afetam o fígado e, quando não diagnosticadas precocemente, podem evoluir para quadros graves, como cirrose e câncer hepático.
A testagem é essencial para a detecção precoce e o início do tratamento adequado.
Entre os tipos mais comuns estão as hepatites A, B, C e D. A prevenção inclui medidas como vacinação, uso de preservativo, não compartilhamento de objetos cortantes ou de uso pessoal, além da correta esterilização de instrumentos em salões de beleza e consultórios odontológicos.
A vacina contra a hepatite B, que também protege contra o tipo D, está disponível gratuitamente em todas as UBS do município. Já a hepatite C tem tratamento com cura fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).