Infraestrutura

Camila Diel | 05/06/2024 13:43

05/06/2024 13:43

33466 visualizações

Arquiteto de Itapema desenvolve projeto de revitalização da feirinha e praça pet park e busca apoio para execução

O morador propõe a criação de uma nova praça e um pet park no final da rua 236, aproveitando o espaço liberado com a abertura do trecho da 3ª avenida

Insatisfeito com a mudança de endereço da feirinha da Meia Praia, um arquiteto e frequentador assíduo da feira desenvolveu um projeto de revitalização e agora busca apoio do poder público e privado para melhorar as condições do local. Alexandre Guerra, que desenvolveu o croqui e projeto arquitetônico, entrou em contato com o Lance Itapema. Ele explica que considera inadequado o novo espaço cedido aos feirantes após a mudança de endereço. Segundo ele, “Falta infraestrutura”. Em 2022, a feirinha, que antes ficava na avenida mais movimentada da cidade, a Nereu Ramos, foi realocada para a Marginal da BR-101.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

“Depois que o terreno da rua 230 foi vendido, os feirantes foram ‘jogados’ para a Marginal da BR-101”, afirma o arquiteto. O morador propõe a criação de uma nova praça e um pet park no final da rua 236, aproveitando o espaço liberado com a abertura do trecho da 3ª avenida.

A proposta apresentada pelo morador tem como objetivo transformar a área da feirinha, que, segundo ele, está “abandonada”, em um ponto de encontro atrativo que impulsionaria o comércio local e atrairia mais visitantes. A praça e o pet park proporcionariam lazer, descanso e integração social para os moradores, além de oferecer um local seguro e adequado para os animais de estimação.

Segundo ele, o novo espaço verde proporcionaria lazer, descanso e integração social para os moradores, além de oferecer um local seguro e adequado para os animais de estimação. Ele ainda argumenta que a praça e o pet park agregariam valor ao entorno, atraindo investimentos e promovendo o desenvolvimento da região, melhorando a qualidade de vida dos residentes.

Além disso, a introdução de uma área verde ajudaria a mitigar o impacto ambiental, criando um ambiente mais agradável e sustentável.

Desafios na comunicação com a prefeitura

Apesar do potencial do projeto, Alexandre afirma que enfrentou dificuldades para obter apoio das autoridades municipais. Após tentativas de contato com vereadores, inclusive com menção ao projeto pelo vereador Leo Cordeiro durante uma sessão na Câmara de Vereadores, e tentativas de comunicação com a prefeita Nilza Simas e o secretário de obras, Osvaldo Neto, o arquiteto não recebeu nenhum retorno. “Isso me levou a crer que o contato do cidadão com a prefeitura é muito difícil, pois nunca há retorno”, desabafou.

Guerra também tentou contato com os conselhos municipais, mas a ausência de informações de contato no site oficial dificultou o processo.

O Lance Itapema entrou em contato com a assessoria da prefeitura e do Secretário de Obras, mas não recebeu retorno até o fechamento desta matéria.

 

Deixe seu comentário