Empresa intensificou as ações educativas de trânsito durante o Maio Amarelo
O excesso de velocidade ainda é uma das principais causas de acidentes nas estradas. Diante disso e em alusão a campanha Maio Amarelo, a Arteris Litoral Sul, empresa concessionária da BR-101/SC em Itapema e Porto Belo, intensificou as ações educativas de trânsito. O mote da campanha deste ano, apoiado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Em 2024, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou mais de 6,5 milhões de autos de infração por excesso de velocidade nas rodovias federais brasileiras. O número representa um aumento de 121% em comparação com o ano anterior, quando foram contabilizadas mais de 2,9 milhões de autuações por velocidade incompatível.
Além disso, em 2024, a PRF registrou 4.347 sinistros relacionados à velocidade incompatível nas estradas, que resultaram em 5.433 feridos e 442 óbitos, e outros 10.920 acidentes relacionados à reação tardia ou ineficiente do condutor ao volante – entre eles, houve 12.768 feridos e 682 mortos.
“Velocidade excessiva não só aumenta o risco de acidente, como também a gravidade das lesões em caso de acidente. Temos focado nossas campanhas no Maio Amarelo na conscientização dos motoristas sobre o respeito aos limites de velocidade”, alertou Marcelo Possamai, gerente de Operações da Arteris Litoral Sul.
A Concessionária alerta ainda para que os motoristas redobrem a atenção nos dias de chuva e com forte neblina, mantendo distância segura dos veículos à frente e diminuindo a velocidade. “A neblina é constante nessa época do ano e reduz drasticamente a visibilidade. Por isso, é essencial que o motorista adote medidas de segurança para evitar acidentes”, alertou Possamai.