Em um esforço para combater a poluição marinha, o projeto “Não Deixe o Mar Engolir” lança uma série de ações nas praias de Itapema neste mês de fevereiro. O foco está na conscientização sobre a importância da correta disposição dos resíduos sólidos recicláveis, visando preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade. ✅Clique aqui para […]
Em um esforço para combater a poluição marinha, o projeto “Não Deixe o Mar Engolir” lança uma série de ações nas praias de Itapema neste mês de fevereiro. O foco está na conscientização sobre a importância da correta disposição dos resíduos sólidos recicláveis, visando preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Durante o último fim de semana, dias 3 e 4 de fevereiro, o projeto marcou presença na arena Praiastur, distribuindo eco bags gratuitamente, buscando incentivar moradores e turistas a não deixarem lixo na areia, contribuindo para a limpeza e conservação da praia.
Nos próximos dias 9, 10 e 11 de fevereiro, o artista promove uma exposição de artes sustentáveis na Arena Verão Praiastur, localizada na orla da praia do Centro, ao lado da Ponte do Suspiro. As obras, criadas a partir de sucata de metal, latas de alumínio e plástico, demonstram como o “lixo” pode ser transformado em arte, sensibilizando o público sobre reciclagem e reuso de materiais.
As esculturas em formato de vida marinha, que também servem como pontos de coleta de resíduos, já acumularam 28kg de plástico, 1kg de latas de alumínio e 898 tampinhas de pet. Todos esses materiais foram devidamente encaminhados ao centro de reciclagem, evidenciando o sucesso da iniciativa na coleta de materiais recicláveis.
Após a conclusão das ações na praia, as esculturas coletoras serão transferidas para oito escolas em Itapema. O objetivo é trabalhar a importância da sustentabilidade com os alunos, através de palestras e intervenções artísticas, em colaboração com os professores.
Ateliê Felipe Guimarães lidera projeto com apoio da FAACI e patrocínio da FRUMAR
O idealizador do projeto, Ateliê Felipe Guimarães, junto ao apoio da FAACI e ao patrocínio da empresa FRUMAR, destaca o compromisso com a educação ambiental e a transformação social por meio da arte e da conscientização.
Segundo Felipe, com a realização de eventos educativos e a instalação de esculturas coletoras, o projeto “Não Deixe o Mar Engolir” reforça a mensagem de que cada indivíduo tem um papel vital na preservação do meio ambiente. Através da arte e da educação, busca-se mudar a percepção comunitária sobre o descarte e a reciclagem de resíduos.