Entre os destaques da ordem do dia estão dez Projetos de Lei, que tratam desde questões ligadas à saúde e à transparência pública até reconhecimento cultural e políticas de estágio
A Câmara de Vereadores de Itapema realiza nesta terça-feira (27) a 16ª Sessão Ordinária de 2025. A pauta inclui votações de Projetos de Lei, requerimentos, indicações e moções de interesse público, além da participação de dois cidadãos na Tribuna do Povo.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Entre os destaques da ordem do dia estão dez Projetos de Lei, que tratam desde questões ligadas à saúde e à transparência pública até reconhecimento cultural e políticas de estágio. A sessão também prevê a entrega de Moções de Aplauso, Apelo e Repúdio.
Um dos projetos em destaque é o Substitutivo nº 1 ao PL nº 45/2025, de autoria dos vereadores André de Oliveira (Novo) e João Vitor (PL), que permite ao detentor de alvará de milho ou churros requerer também a autorização para comercializar água.
Outra proposta de impacto social é o PL nº 49/2025, de autoria de Ley Dias (PP), que visa oferecer atendimento com nutricionista integrativa para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Casa do Autismo.
A valorização da cultura afro-brasileira também entra em pauta com o PL nº 102/2025, de Yagan Dadam (PL), que reconhece o caráter educacional da Capoeira e autoriza parcerias para seu ensino na rede municipal.
Entre os projetos de transparência e gestão pública, destaca-se o PL nº 111/2025, também de Yagan Dadam, que obriga a divulgação dos valores gastos com publicidade institucional em diversos meios.
Outros projetos em votação:
PL nº 108/2025, de Zulma Souza (PP): autoriza oferta de estágio curricular na Câmara.
PL nº 118/2025, de Yagan Dadam: organiza o Calendário Oficial de eventos e datas comemorativas do município.
PL nº 129/2025, de Lorita Montagner (PSD): amplia ações no Dia Municipal do Motoboy e Motociclista.
PL nº 133/2025, de Yagan Dadam: exige divulgação dos números de telefone institucionais usados por autoridades municipais.
PL nº 136/2025, de Yagan Dadam: redefine critérios para nomeação em cargos comissionados.
Substitutivo nº 1 ao PL nº 31/2025, de Yagan Dadam e André Oliveira: trata da transparência nos processos de desapropriação.
Dois Projetos de Lei encaminhados pela Prefeitura também serão votados. O primeiro (PL nº 130/2025) autoriza a doação de um bem imóvel ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Já o segundo (PL nº 153/2025) propõe a criação de novo elemento de despesa no orçamento da Câmara, com remanejamento de recursos.
A Câmara concede Moção de Congratulações à Igreja Batista Peniel de Itapema, pelos seus 22 anos de atuação e contribuição à comunidade. A homenagem é proposta pela vereadora Irmã Rute (Republicanos).
O vereador Yagan Dadam (PL) apresenta duas moções: uma de Apelo ao prefeito, pedindo que o município assuma a limpeza das marginais da BR-101, e outra de Repúdio à “fraude do INSS”, em protesto contra irregularidades no órgão federal.
O espaço democrático da Tribuna do Povo recebe a cidadã Yohana Frainer, que vai abordar a temática da violência doméstica e o papel do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres.
Em seguida, Antônio Carlos Andrioni de Souza falará sobre as ações da Secretaria Municipal de Cultura.