A ação foi motivada por uma denúncia anônima, que alertava para o despejo irregular de resíduos por um caminhão-pipa na região
Uma operação conjunta entre a Guarda Municipal (GM) e a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) flagrou um crime ambiental no Rio Perequê, na tarde desta quinta-feira (8). A ação foi motivada por uma denúncia anônima, que alertava para o despejo irregular de resíduos por um caminhão-pipa na região.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Com base nas informações recebidas, a inteligência da GM montou uma emboscada para surpreender os responsáveis em flagrante. A estratégia deu resultado: o caminhão foi interceptado no momento exato em que despejava um material escuro e pastoso no rio. A substância, segundo os agentes, apresenta características típicas de resíduos industriais ou provenientes de obras civis.
Imediatamente, o veículo foi apreendido e a equipe técnica da FAACI acionada. Representantes da construtora dona do caminhão compareceram ao local e informaram que o material descartado seria uma mistura de quatro compostos químicos, cuja composição exata ainda será analisada.
O caso foi enquadrado como crime ambiental e segue em investigação. Uma análise técnica mais detalhada deverá esclarecer os impactos causados ao ecossistema e ajudar na responsabilização dos envolvidos.
O prefeito Alexandre Xepa esteve no local e se pronunciou com firmeza: “A gente não vai aceitar esse tipo de crime contra o nosso meio ambiente. Itapema tá de olho, e quem cometer esse tipo de abuso vai responder. Tolerância zero! Nossa cidade merece respeito e cuidado.”
A presidente da FAACI, Luciana Saramento, também reforçou o compromisso da gestão com a fiscalização ambiental. “É inadmissível que práticas como essa ainda aconteçam. A ação em parceria com a GM mostra que estamos atentos e prontos para agir com firmeza”, destacou.
O caso será encaminhado à delegacia para abertura de inquérito e adoção das medidas legais cabíveis.