Segundo o artista, a obra é um convite à celebração e à reflexão sobre o território, a cultura popular e os vínculos afetivos com a cidade
“Itapema, terra boa” é o título da música lançada nesta segunda-feira (21) pelo músico Teteu Caetano, em celebração aos 63 anos de emancipação da cidade. A obra une elementos tradicionais da cultura local e referências folclóricas em um material musical e audiovisual produzido especialmente para a data.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Gravada nas primeiras semanas de abril no Estúdio ODZ, em Itajaí, a canção foi composta por Teteu, que também assina os vocais e o violão. A gravação contou com a participação de Vando Modanezi (bateria), André Sarten (contrabaixo), Elton Mendes (percussão), Marcelo Orates (flauta transversal) e Oliver Deziderio (piano rhodes), que também assina a produção musical ao lado de Teteu. A assistência técnica foi feita por Felipe Passoka.
No videoclipe, Maricota – personagem do grupo centenário Boi-de-Mamão Raiz da Terra – percorre pontos marcantes da cidade, como as avenidas centrais, o engenho de farinha e a orla. A figura tradicional foi vista por moradores nos últimos dias e ganhou destaque nas redes sociais.
Além de Maricota, o clipe traz o mestre cantador Silvio Valmor Vieira, do bairro São Paulinho, e o próprio Teteu, que em parte das cenas aparece utilizando uma máscara criada pela artesã Olga Ribeiro. A peça revisita a figura dos “Mascarados”, tradição ligada a antigas variações do pau-de-fitas no Litoral Norte Catarinense.
O argumento do filme é de Teteu Caetano, com direção e produção de Lenon Cesar. Segundo o artista, a obra é um convite à celebração e à reflexão sobre o território, a cultura popular e os vínculos afetivos com a cidade.
Ver essa foto no Instagram