Por ser uma espécie não nativa da região, a jiboia não pôde ser devolvida à natureza e foi entregue à Polícia Ambiental
Uma cobra da espécie jiboia arco-íris foi encontrada dentro de um cano de calha de chuva, na noite de quarta-feira (24), na Rua 124, no Centro de Itapema. O animal foi capturado por volta das 21h20 pelo Corpo de Bombeiros Militar, após ser avistado por moradores em via pública.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
A guarnição da viatura ABTR-132 foi deslocada até o endereço, onde constatou que a cobra estava escondida no interior de um cano de água pluvial que passa por baixo da calçada. A equipe realizou a captura e colocou o animal em uma caixa apropriada para transporte.
Após o resgate, os bombeiros encaminharam fotos do réptil a veterinários e biólogos. A identificação confirmou que se tratava de uma Epicrates cenchria, popularmente conhecida como jiboia arco-íris. Apesar do tamanho e da aparência, o animal não é peçonhento.
O Corpo de Bombeiros destacou que essa espécie não é nativa da região. Por essa razão, a Polícia Militar Ambiental foi acionada e compareceu ao quartel para dar o devido encaminhamento ao animal, que não pode ser solto em habitats naturais de Santa Catarina.
A presença de espécies exóticas em áreas urbanas pode representar riscos ao equilíbrio ambiental e costuma indicar criação doméstica irregular ou abandono. O caso agora será acompanhado pelas autoridades ambientais competentes.