Iniciativa reforça que a água da chuva deve ser destinada para a rede pluvial, evitando problemas operacionais e ambientais na rede de esgoto
A Conasa Águas de Itapema, concessionária responsável pelos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário do município de Itapema (SC), está lançando a campanha “Água da chuva é na pluvial, esgoto é outro canal” com objetivo de conscientizar a população sobre a destinação correta de água da chuva.
A iniciativa busca alertar sobre os impactos que ocorrem quando a água da chuva é direcionada incorretamente para a rede de esgoto, que é projetada apenas para receber o que vem de pias, ralos e vasos sanitários. Essa prática pode causar uma série de problemas, como:
Por esses motivos, é proibida a ligação de água da chuva a rede coletora de esgoto, devendo ser feita a ligação com a rede pluvial, operada pelo município.
A Conasa Águas de Itapema em parceria com a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), realiza ações de fiscalização. Caso sejam identificadas ligações irregulares, a FAACI poderá aplicar multas conforme a legislação vigente.
Como verificar e corrigir a ligação da água da chuva em sua residência:
Você pode fazer um teste simples para saber se a água da chuva está sendo encaminhada corretamente: despeje um pouco de corante natural ou alimentício, no ralo externo do seu imóvel. Se a água colorida escoar até a sarjeta, isso indica que a ligação está correta e conectada à rede pluvial.
Caso contrário, é necessário adequar a instalação. Nesses casos, recomenda-se contratar um pedreiro que poderá realizar as adequações necessários, seja para corrigir a ligação ou verificar a caixa de inspeção do imóvel. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Conasa Águas de Itapema.
A Conasa reforça que a colaboração dos moradores é essencial para garantir a eficiência dos sistemas de saneamento e proteger o meio ambiente da cidade.