Durante a Operação Veraneio 2023/2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enfrenta o desafio de elevar a consciência das pessoas sobre os perigos nos meios aquáticos. Com quase 8 milhões de ações de prevenção ativa realizadas em 44 dias, a corporação busca alertar banhistas sobre os riscos e promover a segurança nas […]
Durante a Operação Veraneio 2023/2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enfrenta o desafio de elevar a consciência das pessoas sobre os perigos nos meios aquáticos. Com quase 8 milhões de ações de prevenção ativa realizadas em 44 dias, a corporação busca alertar banhistas sobre os riscos e promover a segurança nas praias.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O comandante da 1ª Região Bombeiro Militar, coronel Zevir Anival Cipriano Junior, destaca a importância do trabalho de prevenção ativa, que consiste em abordar as pessoas na praia e orientá-las sobre os perigos. Ele ressalta que, mesmo quando as orientações são reforçadas, é essencial contar com a consciência das pessoas para que a ação seja efetiva.
Durante a última semana, entre 16 de dezembro de 2023 e 28 de janeiro de 2024, as equipes do CBMSC realizaram o salvamento de 300 pessoas em situação de risco nas praias catarinenses. Isso representa um aumento de 13,93% em relação aos salvamentos realizados até 21 de janeiro de 2024.
O CBMSC utiliza diversas formas de alerta, como bandeiras, aplicativos e QR Code, para fornecer informações sobre as condições do mar e áreas de risco. As bandeiras indicam o nível de risco de afogamento, presença de corrente de retorno e água-viva. Além disso, o aplicativo CBMSC Cidadão permite que as informações sejam verificadas antes mesmo de sair de casa.
Uma área temática no site do CBMSC, chamada Operação Veraneio, reúne informações sobre bandeiras, riscos permanentes e não permanentes, procedimentos em caso de queimaduras por águas-vivas, e oferece o link para baixar o aplicativo CBMSC Cidadão. Um QR Code foi criado e aplicado em materiais e locais de acesso às praias para ampliar a disseminação de informações preventivas.
O CBMSC reforça o compromisso com a segurança nas praias de Santa Catarina e destaca a importância da colaboração da população na promoção de um ambiente mais seguro durante o período de veraneio.
💬📱Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Itapema por meio do WhatsApp do Lance Itapema: (47) 99189-3654 – Repórter Sibely Santos.