Cultura

Camila Diel | 24/07/2024 09:27

24/07/2024 09:27

22214 visualizações

Dançarinos de Itapema conquistam pódio no maior festival de dança do mundo

A apresentação ocorreu nesta terça-feira (23) e marcou uma vitória significativa para o grupo

O grupo folclórico Tropeiros do Litoral, de Itapema, conquistou o segundo lugar no Festival da Sapatilha, parte do prestigiado Festival de Dança de Joinville. A apresentação ocorreu nesta terça-feira (23) e marcou uma vitória significativa para o grupo, que competiu contra 15 outras equipes de dança popular brasileira.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

Rudimar Nascimento, coreógrafo do grupo, destacou o esforço e a dedicação que levaram à conquista. “Não tem muito o que falar. Na base de 15 grupos da dança popular brasileira no Festival da Sapatilha, ficamos em segundo lugar. Foram dias cansativos de muitos ensaios e dedicação, muita troca de experiência. Trabalhamos direto por meio ano focados, alcançamos alguns objetivos”, afirmou.

Rudimar mencionou ainda a importância de dançar no palco do festival na competição sênior internacional e conseguir a média de segundo lugar e quarto no geral. “Depois, conquistar um terceiro lugar numa categoria que nunca tínhamos participado com apenas três meses de grupo e, para finalizar nossa ida ao festival de Joinville, esse segundo lugar no Festival da Sapatilha”, disse.

O coreógrafo ressaltou que o mais importante foi estar com nove coreografias no maior festival de dança do mundo e já estão focados nos temas para o próximo ano. “Descansamos uma semana e depois focamos no festival de Joaçaba. Só tenho a agradecer ao nosso grupo, ao Kelvyn, professor e coreógrafo do Tropeitos junto comigo, e dizer que estamos muito felizes e realizados com o resultado”, explicou Nascimento.

Conquistas

Na semana anterior, o grupo já havia conquistado o terceiro lugar na 1ª tarde competitiva do Festival 40+ em Joinville. Dançarinos de Itapema, Balneário Camboriú e Camboriú se uniram em um grande desafio pela arte da dança gaúcha. Com mais de 300 inscritos na categoria 40+, apenas 11 grupos foram selecionados para competir, e o Tropeiros do Litoral trouxe o terceiro lugar para Santa Catarina com a coreografia “Serenata Campeira”, também sob o comando de Rudimar Nascimento.

“Estamos extremamente orgulhosos desta conquista. Em apenas três meses de preparação, nossos dançarinos deram o melhor de si no palco e trouxeram esse prêmio significativo para Santa Catarina,” afirmou Nascimento. “Agora, nosso foco é a próxima competição, onde esperamos continuar mostrando a força e a beleza da dança gaúcha.”

O grupo também se apresentou no dia 16 na categoria adulto na 1ª noite competitiva do festival, sendo o único representante de Santa Catarina nas Danças Populares Internacionais Sênior, com a coreografia de etnia argentina “Los Bailes de Santiago del Estero”, dos coreógrafos Kelvyn Gabriel e Rudimar Nascimento. Apesar do esforço e dedicação, não receberam premiação, mas ficaram entre os seis melhores.

“A categoria adulta dançou muito bem e representou Itapema de forma brilhante. Não recebemos a premiação, mas havia mais de 5.000 coreografias inscritas nesta categoria e apenas seis se classificaram para a apresentação final. Ficamos muito felizes em estar entre os seis primeiros e ter a oportunidade de dançar no festival. Após a apresentação, ficamos em quarto lugar pela média deles, mas apenas os três primeiros são premiados,” explicou Nascimento.

Deixe seu comentário

Grupo Lance Noticias
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.