Obra destaca as vivências e lutas de moradoras da favela sob uma perspectiva histórica e social
O trailer do documentário “450 é Cidade”, que narra a expansão da cultura periférica em Itapema-SC por meio das histórias de mulheres locais, foi lançado nesta segunda-feira (18).
A produção é fruto de uma pesquisa da psicóloga Jaqueline Coelho Rodrigues para o mestrado e conta com o financiamento da Lei Paulo Gustavo. A estreia está marcada para o dia 20 de novembro de 2024.
“Eu sabia que seria uma vivência corpo a corpo, mas não imaginava a dimensão que o projeto tomaria, transformando-se do inicial ‘Rua 450’ em ‘450 é Cidade’”, destaca Jaqueline nas redes sociais, compartilhando os desafios e descobertas da jornada criativa.
O documentário vai além de relatar a realidade atual das mulheres na favela, explorando memórias e contextos históricos das lutas sociais da classe trabalhadora, especialmente das mulheres negras. “Este não é apenas um filme sobre o presente, mas uma convocação para lembrarmos os passados que o Brasil insiste em apagar quando o tema são os direitos sociais”, falou a diretora.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp