Solidariedade

Camila Diel | 06/05/2024 16:44

06/05/2024 16:44

7664 visualizações

“É inacreditável o que a gente está vendo”: Secretários de Itapema atuam como voluntários em resgates no RS

Dupla já passou por Garibaldi, Caxias do Sul, Canoas e agora seguem para uma missão em Eldorado do Sul

Os Secretários de Esportes, Fabrício Lazzari, e de Planejamento, Marcelo Correia, de Itapema, estão no Rio Grande do Sul atuando como voluntários para resgate nas cidades mais afetadas pela catástrofe climática. Eles chegaram no estado vizinho neste domingo (6). Em meio às operações, Fabrício Lazzari compartilhou suas impressões sobre a severidade da situação.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

“É inacreditável o que a gente está vendo”, disse Lazzari em entrevista, “não tem nem palavras para descrever” Ele relatou a extensão dos danos e a dificuldade das operações em várias cidades. “Já passamos por Garibaldi, Caxias do Sul, Canoas e agora estamos na Defesa Civil de Porto Alegre, indo para uma missão em Eldorado, que está toda embaixo de água”, explicou.

Fafá também comentou sobre o impacto humano da tragédia. “É muita água, muita gente fora de casa, crianças perdidas sem a família. Já encontramos dois óbitos aqui também em Canoas. É uma realidade triste que vai demorar para se reconstruir”, lamentou.

O secretário destacou o esforço coletivo no resgate e na recuperação das áreas atingidas. “Tem muitos voluntários chegando, bastante coisa chegando de outros estados. Estamos acompanhando tudo junto, mas é triste demais”, afirmou.

Fafá reforçou o compromisso com a missão de auxílio. “Não tem palavras para falar o que está acontecendo. Estamos aqui para auxiliar e vamos ver até que dia vamos ficar aqui nessa missão”, concluiu.

O estado gaúcho enfrenta uma verdadeira catástrofe climática, com 345 dos 497 municípios atingidos pelas fortes chuvas. O balanço divulgado pelo governo nesta segunda-feira (6) aponta para 83 mortes confirmadas, além de outras 4 em investigação pela Defesa Civil. O número de desaparecidos chega a 111, enquanto 291 pessoas estão feridas. Ao todo, são 873 mil pessoas afetadas pelos efeitos devastadores das enchentes.

Diante da emergência, a população gaúcha clama por ajuda urgente. Itens básicos como higiene, roupas íntimas, medicamentos e alimentos instantâneos são essenciais. O Lance Itapema já está recebendo doações em seu endereço na Rua 234, nº 186, sala 2, bairro Meia Praia, das 7h30 às 16h. É hora de unir esforços e fazer a diferença para aqueles que mais precisam.

Deixe seu comentário