Nesta quarta-feira (20) pela primeira vez, a celebração do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra será com feriado nacional. A Delegacia de Polícia Civil de Itapema usa a data para reafirmar seu empenho em seguir buscando proteger a população preta, para garantir que ela sempre seja respeitada como merece.
Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O Delegado de Itapema , Aden Claus, explica que a maioria dos casos que envolvem racismo se dão por meio da violência verbal, como xingamentos e ofensas. Outras manifestações são o tratamento desigual e a violência física, como agressões.
Ele orienta que uma das medidas mais importantes é o registro dos fatos na Polícia Civil por meio do Boletim de Ocorrência.
“É uma porta de entrada para os procedimentos investigativos da polícia judiciária. É essencial que todos conheçam seus direitos e saibam identificar comportamentos racistas, denunciando práticas que ainda persistem na sociedade. O racismo não é apenas uma questão social, mas também um crime que precisa ser combatido com rigor”, enfatizou o Delegado.