As ações incluíram produções artísticas, rodas de conversa, contação de histórias e atividades lúdicas, ressaltando valores como empatia e convivência harmoniosa
As unidades de ensino de Itapema realizaram, nesta sexta-feira (21), uma série de atividades especiais para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down. A iniciativa envolveu os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e Escolas Cívico-Militares (ECIMs), promovendo momentos de conscientização sobre inclusão, respeito e direitos das pessoas com síndrome de Down.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
As ações incluíram produções artísticas, rodas de conversa, contação de histórias e atividades lúdicas, ressaltando valores como empatia e convivência harmoniosa. Além do trabalho em sala de aula, as unidades compartilharam os projetos nas redes sociais, ampliando o alcance da mensagem de acolhimento.
Este ano, o tema definido pela Down Syndrome International (DSi) foi “Improve Our Support Systems” (“Melhore nossos sistemas de apoio”), incentivando debates sobre saúde, educação, autonomia e oportunidades no mercado de trabalho para pessoas com síndrome de Down.
O chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Itapema, Rodrigo Garstka, destacou o impacto das atividades:
“Falar sobre inclusão e respeito é parte do nosso trabalho diário, e momentos como esse ajudam a sensibilizar e educar toda a comunidade escolar. Ficamos felizes em ver alunos, professores e famílias engajados, fortalecendo um ambiente de acolhimento e valorização das diferenças.”