Geral

Lance Notícias | 17/12/2024 11:17

17/12/2024 11:17

5918 visualizações

Estado deve receber mais de 3 milhões de turistas durante a temporada

Lançamento do Estação Verão 24/25 foi realizado em Florianópolis, com presença da prefeita de Itapema Nilza Simas (PL)

Santa Catarina deve receber 3,1 milhões de turistas durante a temporada 24/25, segundo estimativas do Governo do Estado. O número representa um aumento de 51% no fluxo de veículos nas rodovias catarinenses e foi anunciado na segunda-feira (16), em Florianópolis, no âmbito do lançamento da Estação Verão 2024/2025.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

A prefeita de Itapema, Nilza Simas (PL), esteve presente – ao lado do governador Jorginho Mello (PL), o senador Jorge Seif (PL), o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD) e membros do secretariado do Governo.

“Estamos preparados, com equipes reforçadas, e vamos atender muito bem esses mais de 3 milhões de turistas que chegam a Santa Catarina. Vamos fazer a Estação Verão mais segura de todos os tempos com esses investimentos do Governo do Estado em várias áreas, para garantir essa tranquilidade para quem vem de fora e pra quem vive aqui”, afirmou o governador.

Polícia do Turismo 

Segundo o governador, será criada a Polícia do Turismo, uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Secretaria de Turismo (SETUR). Policiais bilíngues, identificados por braçais específicos, oferecerão atendimento especializado a estrangeiros, facilitando a comunicação e reforçando a segurança em praias e balneários.

“É mais uma medida que acolhe cada vez melhor os visitantes internacionais”, explica a secretária em exercício do Turismo, Catiane Seif. “Os turistas estrangeiros serão muito bem-vindos ao mais belo e seguro Estado do Brasil”, afirmou o comandante da PMSC, coronel Aurélio Pelozato.

Segurança pública

Com um investimento de R$ 92 milhões em 2024, a Operação Estação Verão contará com o envolvimento de 7 mil agentes de segurança. A operação ainda será apoiada por 3.192 viaturas, 459 motocicletas, 163 embarcações e 6 helicópteros, cobrindo uma extensa faixa litorânea de 560 km e 33 cidades.

“Quando recriou a Secretaria de Estado da Segurança Pública, essa foi a missão dada pelo governador Jorginho Mello: a integração das forças policiais, um reforço nas atuações conjuntas como essa que vemos hoje, durante a Estação Verão”, explica o secretário de Segurança Pública, Flávio Graff.

É um efetivo composto também pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Polícia Científica, além das polícias Militar e Civil. Serão 470 bombeiros atuando todos os dias em 33 municípios do litoral catarinense. São 560 km de praias guarnecidas pela corporação, com mais de 150 localidades que contam com a presença dessa proteção dos guarda-vidas do CBMSC.

O período com foco de ações do Estação Verão tem início em 16/12/2024 e vai até o dia 5 de março do ano que vem. Ao todo, são 14 órgãos do Governo envolvidos em ações para garantir um período proveitoso para turistas que vierem de outras partes do Brasil, e também de outros países, além do turismo para os catarinenses que vêm para o litoral durante o verão.

Saúde

O governo de Santa Catarina apresentou no lançamento uma série de medidas para combater a dengue e melhorar o atendimento de emergência no estado. Entre as ações, destaca-se o lançamento de um aplicativo de manejo clínico da dengue e a implementação de testes rápidos de hematócrito, aparelho que ajuda a definir se o paciente com dengue corre o risco de desenvolver uma forma grave da doença.

No âmbito do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), haverá a ampliação de um posto de atendimento 24 horas em Balneário Camboriú e a introdução de motolâncias nos municípios de Balneário, Itapema e Itajaí. Além disso, será implantada uma nova Unidade de Suporte Avançado em Itapema, visando aprimorar a resposta a emergências médicas na região.

O estado atuará nas cidades litorâneas nesse período com 31 ambulâncias de suporte básico, 13 ambulâncias de suporte avançado, 6 motolâncias, 3 unidades de suporte avançado aéreas e um avião com suporte avançado.

Deixe seu comentário