Os animais foram encontrados em gaiolas sujas, com água imprópria para consumo e sinais claros de negligência
Uma operação conjunta realizada nesta semana no bairro Sertãozinho, em Itapema, resultou na apreensão de cinco aves silvestres e um papagaio mantidos em situação irregular e sob condições de maus-tratos. A fiscalização envolveu agentes da Fundação do Meio Ambiente (FAACI), da Guarda Municipal e do Grupo de Operações e Resgate (GOR).
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Os animais foram encontrados em gaiolas sujas, com água imprópria para consumo e sinais claros de negligência. Um dos pássaros apresentava ferimentos graves e lesões compatíveis com inflamações crônicas, uma condição conhecida como hiperqueratinização, que indica sofrimento prolongado.
Durante a ação, o responsável por três das aves foi detido em flagrante. Em relação aos demais animais, cujos donos não estavam presentes, foi aberto procedimento administrativo e registrado boletim de ocorrência para apuração criminal. A legislação ambiental brasileira considera crime manter animais silvestres em cativeiro sem autorização e submetê-los a maus-tratos.
As aves resgatadas receberão tratamento veterinário especializado. Apenas após avaliação técnica será possível determinar se poderão ser reabilitadas e devolvidas à natureza.
A FAACI reforça que segue com fiscalizações contínuas para proteger a fauna local e responsabilizar autores de crimes ambientais. Denúncias podem ser feitas pelo WhatsApp (47) 3267-1422.