Situação deve persistir até que as queimadas nas áreas afetadas sejam controladas
Na manhã deste domingo (08), os moradores de Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, acordaram sob uma espessa camada de fumaça que tomou conta da região da Meia Praia, conforme publicado pela ND+. De acordo com a Defesa Civil, a fumaça é proveniente das queimadas na Amazônia, que continuam a impactar várias regiões do país, incluindo Santa Catarina.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O órgão já havia emitido alertas de que a situação deve persistir até que as queimadas nas áreas afetadas sejam controladas. A previsão de chuvas mais frequentes, que geralmente ocorrem com a chegada da primavera e do verão, pode contribuir para a redução dos focos de incêndio e, consequentemente, da fumaça.
Dados alarmantes divulgados pelo “Programa Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam que o Brasil registrou 68.635 focos de queimadas somente no mês de agosto, um dos piores índices desde 2010, quando foram detectados 90.444 focos. Esses números mostram a gravidade do problema ambiental, que continua a impactar não só a Amazônia, mas outras regiões do Brasil, inclusive o Sul.