No último fim de semana, Florianópolis, Tubarão e Sombrio sediaram a primeira etapa do Programa de Participação Social com Educação Popular nos Territórios, promovido pelo Instituto Araxá. O evento contou com a participação de mais de 120 pessoas, representando comunidades de diversas cidades catarinenses. O objetivo da formação foi discutir temas relevantes para a construção de políticas públicas e o fortalecimento da cidadania local, com enfoque em direitos sociais, acesso a serviços públicos e a importância da participação comunitária.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Durante as atividades, os participantes exploraram tópicos como as características geográficas e sociais dos territórios, o papel das comunidades na elaboração de políticas públicas, além de questões sobre educação popular, história e democracia. Também foram abordados aspectos sobre o funcionamento de conselhos e entidades civis, essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e participativa.
Entre os palestrantes da formação estavam profissionais de renome como Luiz Sérgio da Silva, psicólogo e consultor da UNESCO, Carmen Lucia Evangelho, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, e Paulo Horta, cientista e professor da UFSC, além de outros especialistas e autoridades locais.
Para Gabriéli Marcelino de Souza e Maria Clara Marcelino Constante, estudantes e moradoras do Quilombo Santa Cruz, em Paulo Lopes, SC, a experiência foi extremamente enriquecedora. “Foi uma oportunidade única de aprender sobre temas que antes não conhecíamos ou não compreendíamos. Agora, temos a certeza de que esse conhecimento será fundamental para nosso crescimento pessoal, acadêmico e cultural”, destacaram as participantes.
O Instituto Araxá, com mais de 10 anos de atuação na região, tem se consolidado como um importante agente na defesa e promoção de direitos e projetos sociais. Diego Cabalheiro, presidente da entidade, comemorou a escolha do Instituto para coordenar um programa de tamanha magnitude. “É um grande reconhecimento do nosso trabalho e do alinhamento do nosso propósito com a construção de uma nação democrática”, afirmou.
A próxima etapa do programa ocorrerá nos dias 23 e 24 de novembro, em Itapema, Rio do Sul e Mafra. O programa, que já está sendo realizado nas regiões da Grande Florianópolis, Serra Mar, Extremo Sul Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Norte e Planalto Norte, é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Participação Social, com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado Pedro Uczai. As próximas ações estão previstas para 2025.
Informações: Assessoria Rafaela Costa