A proposta é oferecer um ambiente familiar e afetivo como alternativa ao acolhimento institucional, enquanto a situação da família de origem é avaliada
O município de Itapema está com inscrições abertas para pessoas interessadas em participar do Programa Família Acolhedora, serviço previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que oferece acolhimento temporário a crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida protetiva. A proposta é oferecer um ambiente familiar e afetivo como alternativa ao acolhimento institucional, enquanto a situação da família de origem é avaliada.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Atualmente, mais de dez crianças estão em unidades institucionais da cidade e aguardam por acolhimento em ambiente familiar. O programa busca voluntários com mais de 21 anos, com ou sem filhos, que não estejam cadastrados no sistema de adoção. O acolhimento é provisório e não configura adoção.
Os participantes passam por um processo de seleção que inclui entrevistas, visitas domiciliares, capacitação e acompanhamento técnico. Durante o período em que acolhem a criança ou adolescente, as famílias recebem apoio financeiro para auxiliar nos cuidados. O vínculo com a criança se encerra quando há possibilidade de retorno à família de origem ou, em casos específicos, encaminhamento para adoção.
O objetivo do programa é garantir um ambiente mais próximo da rotina familiar para crianças em situação de vulnerabilidade, oferecendo estabilidade emocional e atenção individualizada. Enquanto isso, a família de origem é acompanhada por profissionais da rede de proteção, com foco na reestruturação dos vínculos familiares.
A construtora J.A. Russi, apoiadora do programa Família Acolhedora, presenteou as crianças acolhidas nesta Páscoa com os mesmos ovos de chocolate distribuídos aos colaboradores. A empresa também intermediou a doação de uma decoração temática para o espaço das crianças.
“Para nós, cuidar vai além da construção civil. É também sobre acolher, apoiar e oferecer gestos de carinho que fazem a diferença. Esperamos que esse simples presente leve um pouco de afeto a essas crianças que estão vivendo um momento de transição e merecem ser lembradas com amor”, afirma Suzana de Fátima Russi Chiamenti, presidente da J.A. Russi.
Interessados podem entrar em contato com o Programa Família Acolhedora pelo WhatsApp (47) 9187-2628 ou pelo e-mail [email protected].