Itapema é uma das líderes de uma transformação urbana significativa: o aumento no número de moradores em apartamentos. Segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE na última sexta-feira, 23, cerca de 38,76% da população de Itapema reside em apartamentos. Isso coloca a cidade entre as 10 cidades brasileiras com mais apartamentos, ocupando a […]
Itapema é uma das líderes de uma transformação urbana significativa: o aumento no número de moradores em apartamentos. Segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados pelo IBGE na última sexta-feira, 23, cerca de 38,76% da população de Itapema reside em apartamentos. Isso coloca a cidade entre as 10 cidades brasileiras com mais apartamentos, ocupando a 9ª posição. Entre os censos de 2010 e 2022, houve um crescimento expressivo nesse tipo de moradia na cidade, refletindo uma mudança no padrão habitacional.
✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Esse fenômeno não é exclusivo de Itapema. Santa Catarina se destaca como um dos estados com maior proporção de moradores em apartamentos, ocupando a terceira posição no país, com 18,5% da população residindo nesse tipo de domicílio. O estado fica atrás apenas do Distrito Federal (28,7%) e do Rio de Janeiro (20%). Segundo os dados do IBGE, a tendência é observada em todas as regiões do Brasil, refletindo uma mudança no cenário urbano nacional.
Essa mudança no padrão de moradia é impulsionada por questões de praticidade, segurança e estilo de vida. Os apartamentos oferecem uma solução habitacional que atende às necessidades da sociedade contemporânea, especialmente em cidades litorâneas como Itapema, onde a demanda por moradias seguras e bem localizadas é alta.
Leia também:
Com a expansão contínua de apartamentos, a cidade está na vanguarda de um movimento que está redefinindo o modo como as pessoas vivem e se relacionam com o espaço urbano.