Atração explora patrimônio cultural e natural de Itapema em cerca de 50km de trajeto
Itapema inaugura, neste domingo (15), a Rota da Tapera – atração turística que aposta no ciclismo para levar as pessoas a uma viagem através da herança cultural e natural do município. A concentração inicia às 07h, em frente à rua 165 com início programado para às 8h.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
De acordo com a Prefeitura, a ideia é levar tanto moradores como turistas a uma viagem pelas inúmeras belezas da cidade – e pela história também. Tanto que a nomeação da rota faz referência ao primeiro nome do município: Tapera, que era o nome dado pelos indígenas tupis que significa “o que foi aldeia”.
Ao todo, o circuito tem 48 km – iniciando na esquina da rua 165 com a Orla Central. Em seguida, passa pelo Mirante do Encanto, Pedra da Cadeia no alto Areal (Luau da Barra), no Sertão do Trombudo na Capela São João Batista, Píer Turístico na Meia Praia e finaliza na esquina da mesma rua de início.
Durante todo o trajeto, a Prefeitura distribuiu placas de sinalização para indicar o caminho.
O poder público salienta, ainda, que quem encarar a rota deve estar preparado – ela é considerada de dificuldade moderada, já que inclui estradas não pavimentadas de Itapema.
Inscrições abertas
As inscrições gratuitas para participar do lançamento oficial seguem abertas até o preenchimento das vagas disponíveis no site oficial da Secretaria Municipal de Turismo de Itapema.
Conforme a prefeitura, o ponto de saída e chegada será na Orla do Centro, esquina da rua 165. O percurso é autoguiado, sendo disponibilizados mapas nos aplicativos Strava.
A organização disponibilizará apoio com paradas técnicas com hidratação ao longo do percurso, ambulância disponível para emergências, carro de apoio técnico seguindo o trajeto e a segurança da Guarda Municipal.
O município recomenda a utilização de roupas apropriadas para a prática de ciclismo, além de protetor solar e hidratação pessoal. Além disso, ressalta que o participante deverá seguir as normas de segurança e o Código de Trânsito Brasileiro durante todo o percurso.