A vacina será realizada em crianças e adolescentes de 10 a 16 anos
A Prefeitura de Itapema deu início nesta quinta-feira (15) à campanha de vacinação contra a dengue, com foco em crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. A imunização segue orientação do Ministério da Saúde e está disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, enquanto houver doses disponíveis.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
A vacina aplicada é a Qdenga, aprovada pela Anvisa, que exige duas doses com intervalo de três meses. Para receber a primeira aplicação, é necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação.
Quem pode — e quem não pode — se vacinar
Embora a vacina seja segura e eficaz, nem todos podem recebê-la neste momento. Segundo os protocolos de segurança, pessoas com febre ou sintomas de doenças agudas devem esperar a recuperação. Também estão temporariamente fora do público-alvo aqueles que tiveram dengue nos últimos seis meses, gestantes, lactantes e pessoas com imunodeficiência ou histórico de reação alérgica grave à vacina.
O secretário de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá), reforçou a importância da campanha. “Estamos seguindo rigorosamente as diretrizes do Ministério da Saúde e da DIVE-SC. A vacina é segura, eficaz e uma aliada fundamental na prevenção da dengue, mas precisa ser aplicada no público certo e com responsabilidade. Qualquer dúvida, procure sua unidade de saúde”, destacou.