Nova plataforma digital de Geoprocessamento facilita acesso às informações do Plano Diretor e moderniza o atendimento à população
A Prefeitura de Itapema modernizou o serviço de consulta de viabilidade de construção, com o lançamento de uma nova plataforma digital de Geoprocessamento. Desenvolvida pela Secretaria de Planejamento Urbano, a ferramenta permite que qualquer cidadão verifique, de forma on-line e autônoma, a possibilidade de edificar em um determinado terreno, com base nas diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor do município.
Com o novo sistema, é possível consultar dados detalhados como zoneamento, índices e restrições urbanísticas, altura máxima permitida para edificações, tipos de construção autorizados e recuos obrigatórios, além de visualizar a planta do terreno a partir do Cadastro Multifinalitário.
“Não fazia sentido que Itapema, uma das cidades que mais se destacam pelo crescimento e pelo desenvolvimento, ainda contasse com um modelo ultrapassado para a consulta de viabilidade. Agora, com essa nova plataforma, estamos desburocratizando o serviço e aumentando a transparência junto à população”, destacou o prefeito Alexandre Xepa.
O secretário de Planejamento Urbano, Daniel Amorim, também ressaltou os benefícios da modernização. “Isso representa um avanço importante para os moradores, empreendedores e para o desenvolvimento da cidade. A nova ferramenta traz agilidade, evita entraves desnecessários e proporciona maior eficácia nas aprovações, tudo de forma simples, on-line e autônoma”, afirmou.
Como acessar o sistema?
O acesso à plataforma pode ser feito diretamente no site da Prefeitura de Itapema (www.itapema.sc.gov.br), clicando no banner “Geoprocessamento” em “Acesso Público” e, na sequência, em “Plano Diretor”. É possível realizar a busca por endereço, matrícula ou inscrição imobiliária. Após informar o uso desejado, o sistema gera automaticamente um documento em PDF com todos os parâmetros urbanísticos aplicáveis ao terreno.