O município foi representado pelo bibliotecário da Rede Municipal de Ensino, André L. Avelino
A Secretaria de Educação de Itapema marcou presença no III Encontro Nacional e II Encontro Internacional de Bibliotecárias/os Negras/os e Antirracistas (III ENBNA), realizado na última semana na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. O município foi representado pelo bibliotecário da Rede Municipal de Ensino, André L. Avelino.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O evento, de caráter científico, acadêmico e profissional, reuniu bibliotecários, docentes, ativistas dos movimentos negro, indígena e quilombola, além da comunidade em geral. A programação contou com oficinas, lançamento de livros, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, palestras, visitas guiadas e atividades culturais, com a presença de palestrantes nacionais e internacionais.
Organizado em 27 eixos temáticos, o encontro destacou pesquisas e debates sobre questões étnico-raciais e os impactos do racismo na vida da população negra, ressaltando a importância da atuação bibliotecária no enfrentamento ao racismo.
“Este é um evento de grande relevância não só para a área da Biblioteconomia, mas para a sociedade como um todo, pois as pessoas bibliotecárias estão presentes em diversos campos — bibliotecas escolares, universitárias, públicas, comunitárias e privadas — e têm a responsabilidade social e ética de contribuir com uma agenda antirracista”, afirmou André Avelino.
A diretora de Ensino, Silvia Monteiro, ressaltou a importância da participação do município: “É um orgulho ver Itapema presente em espaços de reflexão e troca de conhecimento que fortalecem a educação e incentivam a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
O secretário de Educação, Valdir Nesi Filho, também destacou o compromisso da Rede Municipal com a formação de seus profissionais. “Iniciativas como esta ampliam a visão dos nossos educadores e refletem diretamente na qualidade do ensino oferecido às nossas crianças e jovens. Estar conectado a debates nacionais e internacionais é fundamental para o avanço da nossa educação”, afirmou.