O município fica atrás apenas de Balneário Camboriú, evidenciando o potencial da região para o desenvolvimento de negócios
Itapema conquistou o segundo lugar no ranking das cidades mais empreendedoras de Santa Catarina, segundo um levantamento recente do Observatório de Negócios do Sebrae/SC. O município fica atrás apenas de Balneário Camboriú, evidenciando o potencial da região para o desenvolvimento de negócios.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
O estudo também aponta que sete das dez cidades mais empreendedoras do estado pertencem à região da Amfri, incluindo Porto Belo, Bombinhas, Itajaí, Penha e Balneário Piçarras. O resultado reflete um ambiente favorável ao empreendedorismo, impulsionado principalmente pelos setores de turismo, serviços e comércio, que fortalecem os pequenos negócios e movimentam a economia local.
A administração municipal tem investido em políticas públicas para incentivar o desenvolvimento econômico, facilitando a abertura de novas empresas e promovendo capacitações para empreendedores. Nico Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Itapema, destaca que a desburocratização é um dos principais focos da gestão.
“A prioridade é desburocratizar a máquina pública. Fizemos uma parceria com o Sebrae e estamos buscando o Regin 2.0 para reduzir o tempo de abertura de empresas de baixo risco. Atualmente, esse processo leva de 7 a 10 dias, mas com a nova parceria conseguiremos diminuir esse prazo para apenas um dia, facilitando a vida dos empreendedores”, afirmou o secretário.