Município será o primeiro do estado a aplicar a resolução do Contran que prevê ações educativas para o trânsito urbano
O caminho para melhorar o trânsito urbano em Itapema começa pela educação. É o que acredita o secretário de Segurança Pública e responsável pela Guarda Municipal, Major Rodrigues, que esteve no estúdio do Lance para uma conversa sobre os gargalos da cidade, além de possíveis soluções.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
A iniciativa se trata da aplicação da resolução do Contran de número 929, de 28 de março de 2022.
Segundo Rodrigues, o trabalho começa de baixo para cima. Isso é, focar nas crianças para que elas possam não apenas orientar os pais, mas também crescer para virarem motoristas mais responsáveis.
Dessa forma, a escola será uma estrutura física na qual Guardas Municipais passarão por cursos pedagógicos para que possam se fazer presentes nas escolas e educar as crianças – do pré-ensino ao ensino médio, sobre as leis de trânsito. Apesar de não haver data fixada para abertura, o projeto já está pronto e deve sair do papel em 2025.
“Sou muito presente nas escolas. Temos uma equipe da Guarda Municipal e alguns especialistas que estão entrando também, que estão nas escolas conversando com as crianças sobre trânsito. Temos um projeto de criar a Escola Municipal de Trânsito, que está pronto, inclusive, para que a gente eduque as crianças sobre o trânsito”, disse Rodrigues.
Um dos maiores problemas seria a falta de respeito às normas estipuladas no Código de Trânsito Brasileiro e, também, às sinalizações dispostas pelas vias. Além disso, o uso do celular no volante tem sido um agravante no número de acidentes dentro de Itapema.
“Principalmente o uso do celular. O que vejo como raiz do problema é a falta de educação no trânsito. Então estamos fazendo isso nas escolas, com uma equipe para isso, para que comecemos a educar as crianças”, finaliza.