Campanha alerta para diagnóstico precoce
O mês de julho marca a campanha nacional Julho Amarelo, voltada à prevenção, testagem e tratamento das hepatites virais.
Em Itapema, o Centro de Orientação e Assistência Sorológica (COASI) tem ampliado as ações de conscientização, com foco na detecção precoce das infecções que, muitas vezes, evoluem de forma silenciosa e sem sintomas aparentes.
Na última semana, uma das iniciativas ocorreu com os colaboradores da Ambiental, empresa responsável pela coleta de resíduos sólidos no município.
A ação contou com apoio do Programa de Saúde do Trabalhador (PST) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alto São Bento.
Durante a atividade, os funcionários receberam orientações sobre formas de transmissão, medidas de prevenção e tratamento, além da realização de testes rápidos para diagnóstico das hepatites.
As hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B, C e D. As formas de prevenção incluem o uso de preservativo, não compartilhar objetos de uso pessoal e garantir a correta esterilização de materiais utilizados em tatuagens, manicure e procedimentos odontológicos.
A vacina contra a hepatite B, disponível pelo SUS, também protege contra a hepatite D, já que esta depende da presença do vírus B no organismo. Para a hepatite C, o SUS disponibiliza tratamento com cura.
Quando presentes, os sintomas podem incluir cansaço, febre, enjoo, dor abdominal, urina escura, fezes claras e amarelamento da pele e dos olhos.
No entanto, como na maioria dos casos não há sinais aparentes, o teste é recomendado mesmo na ausência de sintomas.
As vacinas e testagens estão disponíveis nas UBS de Itapema. O COASI, localizado na Avenida Governador Celso Ramos, nº 534 (anexo à UBS Centro), também realiza atendimentos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3267-1538.