Este é o segundo caso de denúncia envolvendo bebês na unidade somente neste mês
Uma moradora de Itapema fez um desabafo público nas redes sociais denunciando o que chamou de negligência médica no Hospital Santo Antônio, após sua filha de apenas 10 meses passar mais de 20 dias com sintomas graves sem receber o diagnóstico adequado. Segundo ela, a criança só teve atendimento efetivo após ser levada a Florianópolis, onde foi internada e transferida para a UTI ainda nesta sexta-feira (29). Este é o segundo caso de denúncia envolvendo bebês na unidade somente neste mês.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Segundo o relato da mãe, a bebê Helena apresentava febre alta, diarreia persistente e não conseguia se alimentar havia mais de 20 dias. Mesmo assim, o hospital teria classificado o caso como virose prolongada, receitando apenas medicamentos para tratamento em casa. A mãe afirma que procurou atendimento em várias ocasiões, mas não houve aprofundamento nos exames.
A situação se agravou nesta semana, e a mãe decidiu procurar o Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. “Já não aguentando mais ver minha filha fraca, sem comer, queimando de febre e com uma diarreia absurda, levei no hospital infantil de Florianópolis, onde, em menos de uma hora, começaram a fazer exames para investigar o que estava acontecendo.”
A bebê foi diagnosticada com uma bactéria no intestino e dois vírus respiratórios, incluindo bronquiolite. Segundo a mãe, a infecção já estava comprometendo outros órgãos, inclusive o pulmão. “Ela está isolada e segue agora fazendo o tratamento”, relatou. A criança foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva por não apresentar melhora no quadro.
A família também lançou uma campanha para arrecadar recursos financeiros, já que a criança precisará de vacinas contra pneumonia e bronquiolite que não são oferecidas pelo SUS. Cada dose custa R$ 600, e a criança precisará de três aplicações, totalizando R$ 1.800. A mãe divulgou um número de Pix para quem puder ajudar, a chave é o CPF – 09803058967.
Este é o segundo caso envolvendo denúncias de suposta negligência no atendimento infantil no Hospital Santo Antônio em março. No início do mês, outra família usou as redes sociais para relatar que o filho de quatro meses não teria recebido a assistência adequada diante de um quadro grave, o que também gerou forte repercussão entre moradores da cidade.
A reportagem procurou a direção do Hospital Santo Antônio, que informou ter encaminhado o caso para o jurídico para apurar o assunto. A Secretaria de Saúde de Itapema também foi procurada para comentar os dois casos, mas até o momento não houve resposta oficial.