Campanha “Não deixe para Depois, Compareça!” busca reduzir ausência em atendimentos públicos em Itapema
A campanha “Não deixe pra Depois, Compareça!” busca conscientizar a população sobre os impactos negativos das faltas em consultas e exames na rede pública. O objetivo é reduzir o número de ausências. De acordo com relatórios do sistema de regulação, mais de 11 mil faltas foram registradas nos dois primeiros meses de 2025, sendo 6.080 em janeiro e 4.975 em fevereiro.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Especialidades com mais faltas
– Janeiro 2025:
Patologia Clínica – 5.376 faltas
Ultrassonografias – 264 faltas
Radiodiagnóstico – 245 faltas
Fisioterapia – 353 faltas
– Fevereiro 2025:
Patologia Clínica – 4.117 faltas
Radiodiagnóstico – 442 faltas
Ultrassonografias – 284 faltas
Fisioterapia – 208 faltas
A Secretaria de Saúde de Itapema informa que quando um paciente falta a uma consulta ou exame sem aviso prévio, ele impede que outra pessoa seja atendida naquele horário. Esse problema aumenta as filas de espera, sobrecarrega os serviços de urgência e gera desperdício de recursos públicos.
“Temos um compromisso com um atendimento ágil e de qualidade, mas para isso precisamos da colaboração de todos. Quando um paciente falta sem avisar, ele tira a oportunidade de outra pessoa ser atendida. Se não puder comparecer, basta comunicar com antecedência para que outra pessoa ocupe a vaga”, reforçou o secretário de Saúde, Fabrício Lazzari.
Como cancelar
Caso o paciente não possa comparecer, é fundamental que o cancelamento seja feito, se possível com pelo menos 48 horas de antecedência, diretamente na unidade de saúde ou por telefone.