Saúde

Lance Notícias | 31/07/2025 13:58

31/07/2025 13:58

5724 visualizações

Moradores dificultam combate à dengue ao impedir entrada de agentes

Equipes de saúde alertam que acesso às residências é essencial para eliminar focos

A resistência de moradores tem dificultado o trabalho das equipes de combate à dengue em Itapema, que reforçam o pedido para que a população permita a entrada dos agentes nas residências.

A negativa ao acesso compromete o controle do mosquito Aedes aegypti e favorece a proliferação da doença.

Na semana epidemiológica 29, foram realizadas 1.240 vistorias domiciliares, das quais 1.050 apresentaram focos do mosquito e receberam tratamento.

Também foram feitas 51 ações de bloqueio em áreas com casos confirmados, além de uma aplicação de UBV (Ultra Baixo Volume), que consiste na pulverização de inseticida.

Outras ações incluíram a instalação de 99 armadilhas, monitoramento de 76 pontos estratégicos, 35 visitas em obras e o envio de 17 amostras para análise em laboratório.

Os bairros com maior incidência de casos seguem sendo Tabuleiro e Meia Praia. Até o fim de agosto, a Vigilância Epidemiológica pretende vistoriar 240 quarteirões no bairro Morretes, como parte da ampliação das ações preventivas.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Bruna Bressanini, reforça que os agentes atuam uniformizados e identificados, e a colaboração da comunidade é essencial.

“Cada vez que uma casa não é vistoriada, aumenta o risco de novos focos do mosquito. Esse cuidado protege não só a família, mas toda a comunidade”, afirma.

Denúncias de possíveis criadouros podem ser feitas pelo telefone (47) 3267-1552.

O agendamento de vistorias pode ser solicitado pelo número (47) 3267-1520.

Deixe seu comentário

Grupo Lance Noticias
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.