Meio Ambiente

Camila Diel | 17/07/2024 17:17

17/07/2024 17:17

10574 visualizações

Moradores registram manchas alaranjadas no mar do Estreito em Itapema

As imagens foram enviadas ao Lance Itapema, que buscou informações técnicas para esclarecer o fenômeno

Na tarde desta quarta-feira (17), moradores de Itapema flagraram manchas alaranjadas no mar do Estreito, gerando curiosidade e preocupação entre a população. As imagens foram enviadas ao Lance Itapema, que buscou informações técnicas para esclarecer o fenômeno.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

Segundo Weslei Paludo, Diretor de Licenciamento Ambiental e Controle de Poluição da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), as manchas aparentam ser um acúmulo de microalgas, um fenômeno natural e comum que não apresenta riscos à saúde. “Estas situações ocorrem devido à energia das ondas e ventos, além da presença de nutrientes levados pela chuva e rios ao mar”, explicou Paludo.

O especialista detalhou que, com o movimento das ondas e ventos, as microalgas presentes no ambiente marinho são levadas à superfície, onde se acumulam. Recentes períodos de chuva, seguidos de abertura de sol, também contribuem para o aparecimento dessas manchas, geralmente associadas à diferença de coloração das águas drenadas dos rios para o mar.

A FAACI mantém um monitoramento constante dessas situações e está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas da população. “Estamos sempre atentos a estas ocorrências e prontos para fornecer informações detalhadas à comunidade”, afirmou Weslei Paludo.

Deixe seu comentário