Saúde

Camila Diel | 18/07/2024 09:38

18/07/2024 09:38

25415 visualizações

Novo hospital de Itapema investe em solários para bem-estar de grávidas e prevenção de icterícia em recém-nascidos

A icterícia neonatal, comum em até 60% dos bebês a termo e 80% dos prematuros, é marcada pela coloração amarelada da pele e dos olhos

A prefeita de Itapema, Nilza Simas, divulgou na tarde desta quarta-feira (17) um vídeo mostrando as instalações da nova maternidade do hospital de Itapema, com destaque para dois solários destinados aos recém-nascidos e grávidas. A iniciativa já é adotada em outros hospitais do Brasil como medida preventiva contra a icterícia, conhecida popularmente como “amarelão”.

A prefeita destacou os solários como um diferencial importante. “Estou aqui no hospital para mostrar a maternidade, que é a parte mais importante porque estamos esperando muito ao longo desses anos. Aqui são os berços aquecidos, as incubadoras, e temos dois solários. O espaço solário é para as mães pegarem sol e acelerarem o trabalho de parto. Depois que ganharem o bebê, podem levar ele para tomar um sol”, explicou Nilza Simas.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

Banho de sol para recém-nascidos

O banho de sol é recomendado para todos os recém-nascidos como forma de prevenir a icterícia, uma condição comum que afeta até 60% dos bebês a termo e até 80% dos prematuros. A icterícia neonatal é caracterizada pela coloração amarelada da pele e das escleróticas, devido ao aumento de bilirrubina no sangue.

Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Sergipe, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde Estadual, a prática do banho de sol para bebês ocorre das 7h às 8h e das 16h, com os recém-nascidos ficando só de fralda por até 10 minutos ou vestidos de body por até 20 minutos. A neonatologista Klebiana Santos Gomes de Barros destaca que o banho de sol ajuda a reduzir a bilirrubina no sangue, essencial para a saúde dos recém-nascidos.

O sol é vital para a ativação da vitamina D no organismo e auxilia no tratamento da icterícia. Bebês com icterícia recebem banhos de sol e, em casos mais graves, são tratados com fototerapia, uma luz azul que degrada a bilirrubina, ajudando a normalizar a coloração da pele.

Fatores como infecção, incompatibilidade sanguínea entre mãe e filho, e prematuridade aumentam o risco de icterícia, que pode necessitar de tratamento hospitalar. A médica alerta que, ao identificar sinais de icterícia, como a coloração amarelada da pele, as mães devem procurar atendimento médico imediato para avaliação e tratamento adequado.

Infraestrutura

No vídeo, a prefeita Nilza Simas apresenta as novas instalações da maternidade, destacando os equipamentos modernos, como berços aquecidos, incubadoras e incubadoras de transporte neonatal. A maternidade também contará com partos humanizados, incluindo partos na água, sendo um dos poucos hospitais do SUS na região a oferecer essa modalidade.

 

Deixe seu comentário

Grupo Lance Noticias
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.