Saúde

Sibely Santos | 02/09/2024 08:15

02/09/2024 08:15

7858 visualizações

Novo Hospital Santo Antônio de Itapema é inaugurado com melhorias e novo fluxo de atendimento

A população começa a ser atendida na nova estrutura a partir desde domingo

O Novo Hospital Santo Antônio de Itapema (HSAI) foi oficialmente inaugurado no sábado, 31 de agosto, em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades como a prefeita Nilza Simas, o governador Jorginho Mello, o senador Jorge Seif, e os secretários de saúde Alexandre Santos (municipal) e Diogo Demarchi (estadual). A nova unidade promete um atendimento diferenciado, com estrutura e fluxos renovados em comparação ao antigo Hospital Santo Antônio.

✅Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

A gestão do hospital, responsável também pela gestão do antigo HSAI, informou que, embora os novos fluxos de atendimento ainda aguardem oficialização na Rede de Urgência e Emergência (RUE), já podem ser seguidos de forma extraoficial para garantir a continuidade dos serviços. 

Mudanças no atendimento

No sábado, às 19h, as atividades no antigo Hospital Santo Antônio foram encerradas, marcando o início de uma transição de 24 horas durante a qual os atendimentos de emergência foram redirecionados para a UPA de Itapema. O novo hospital inicia suas operações no domingo, 1º de setembro, às 19h, com novos serviços e diretrizes.

Os atendimentos de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) feitos pelo COBOM, Autopista e SAMU não serão mais encaminhados à UPA, mas diretamente à nova unidade do HSAI, que é a única habilitada para receber esses casos. Os serviços de ortopedia e gestantes continuarão com os mesmos procedimentos, porém, gestantes de alto risco e recém-nascidos de alto risco poderão enfrentar dificuldades devido à ausência de uma UTI Neonatal nesse primeiro momento.

O novo hospital contará com uma equipe de cirurgia disponível 24 horas, embora sem banco de sangue, o que limita a realização de procedimentos que necessitem de transfusões. No entanto, cirurgias emergenciais como apendicectomias e procedimentos ginecológicos serão atendidos no HSAI, com os pacientes sendo estabilizados antes de um eventual transporte para outra unidade.

Novos equipamentos e leitos de internação

O HSAI está equipado com um tomógrafo, que também será utilizado pela UPA. Contudo, durante a primeira semana, os exames realizados ainda carecem de laudo. A nova unidade também oferecerá leitos de internação, o que deverá aliviar a pressão sobre as solicitações de vagas em hospitais de referência. Pacientes que necessitem de internação e estejam na UPA por mais de 24 horas serão transferidos para o novo hospital, ao invés de serem enviados para outras unidades como o Ruth Cardoso ou o Marieta.

Referências mantidas

Apesar das melhorias, os casos graves de AVC, infarto agudo do miocárdio (IAM) e pacientes psiquiátricos, tanto pediátricos quanto adultos, continuarão sendo referenciados para outras unidades especializadas como o Hospital Marieta, Hospital Pequeno Anjo, e o IPQ em São José, sem necessidade de transporte pelo SAMU.

 

Deixe seu comentário