“O barulho era tão alto que parecia estar dentro de casa”, disse uma moradora denunciante
Apesar da Lei municipal estipular que obras relacionadas à construção civil devem cessar nas tardes de sábado, moradores de Itapema relatam o bate-estaca logo nas primeiras horas do último domingo (24). Uma delas, que não quis ser identificada, flagrou uma delas na rua 428. Na filmagem, feita às 7h da manhã, é possível ouvir lixadeiras trabalhando no canteiro de obras.
“O barulho era tão alto que parecia estar dentro de casa”, disse.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
Ainda de acordo com a moradora, a polícia foi acionada e esteve no local – momento em que os trabalhadores pararam com o barulho e começaram a pintar.
Por meio de assessoria de imprensa, a Secretaria de Planejamento de Itapema – responsável, também, pela vistoria de obras privadas na cidade – afirmou que a atividade, quando realizada aos domingos, se torna irregular.
Como sustentação, a pasta cita a Lei nº 3.404/2015, que regulamenta o horário de funcionamento de maquinários utilizados nas atividades de serragem de madeira, circulares e de estaqueamento na construção civil e demais equipamentos, dentro do município de Itapema.
Segundo a redação, de segunda a sexta-feira, os maquinários poderão operar das 07:30h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h, enquanto aos sábados o horário é das 08:00h às 12:00h.
Os demais equipamentos têm horários específicos de funcionamento, permitidos de segunda a sexta-feira, das 07:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h, além dos sábados, das 07:00h às 12:00h.
A reportagem buscou contato com a construtora responsável pela obra, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.
Confira o vídeo: