Polícia

Lance Notícias | 30/01/2025 14:34

30/01/2025 14:34

23960 visualizações

Operação contra jogos online de azar e lavagem de dinheiro tem Itapema como alvo

Movimento interestadual também realizou três mandados de prisão e 14 mandados de imposição

A Operação Las Vegas cumpriu 23 mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (30). A ação integra um movimento interestadual e aconteceu nas cidades de Itapema (4), Balneário Camboriú (1), Londrina-PR (12), Cambé-PR (2), Goiânia-GO (3) e Brasília-DF (1). Também foram realizados três mandados de prisão e 14 mandados de imposição de medidas cautelares diversas.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

O alvo da operação é uma organização criminosa com atuação nacional na exploração de jogos online de azar e na prática de lavagem de dinheiro. A investigação também determinou o bloqueio de sites de apostas e sistemas on-line de gestão de jogos ilegais hospedados no Brasil e no exterior junto ao bloqueio de páginas do Instagram e Youtube. Além disso, foi restringido a circulação de 236 veículos e realizado a apreensão de 18 imóveis e de valores em dinheiro. O montante a ser bloqueado nas contas bancárias dos investigados chega a quase R$ 150 milhões.

A iniciativa foi promovida pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e com apoio dos Gaecos de Santa Catarina, Distrito Federal e Goiás. As medidas judiciais foram deferidas pelo Juízo da 5ª Vara Criminal de Londrina.

Entenda o caso

A organização criminosa atuava de maneira empresarial na exploração de jogos ilegais em diversos estados, como Paraná, Santa Catarina e Goiás. Para isso, foi desenvolvido uma plataforma para gestão e exploração de jogos de azar. Uma planilha obtida pelo Gaeco mostrou que em apenas um mês o esquema criminoso obteve uma renda bruta de mais de R$ 40 milhões com o fornecimento do sistema para outros grupos criminosos.

O líder do esquema criminoso chegou a ser preso em 2011 na Operação Jogo Sujo II, também do Gaeco. Entretanto, ele continuou operando jogos ilegais e ampliou o esquema criminoso, passando a atuar em todo o país.

Em novembro de 2023 a Gaeco realizou uma nova operação que prendeu dois integrantes da organização, responsáveis por controlar o setor de lavagem de dinheiro do grupo. Três dias após a ação, o líder do esquema e outros familiares investigados fugiram para os Estados Unidos. Atualmente, ao menos quatro investigados, todos pertencentes ao núcleo familiar do líder, seguem nos Estados Unidos.

Deixe seu comentário

Grupo Lance Noticias
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.