Os boletos podem ser pagos através do Pix, o sistema de transferência de recursos em tempo real do Banco Central (BC), a partir desta segunda-feira (03). Agora os boletos poderão conter um código QR específico para o pagamento via pix. Algumas instituições já aderiram a mudança, entretanto, estão em fase de testes.
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp
A resolução foi aprovada em dezembro pelo BC, e tem como objetivo modernizar os boletos bancários. As novas regras esclarecem e padronizam como o Pix poderá ser usado, estabelecendo responsabilidade entre os participantes.
De acordo com o consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor) do Banco Central, Mardilson Fernandes Queiroz, pagar pelo Pix é mais simples: “Naturalmente, o mercado vai convergir para isso, vai ser natural. Quando uma instituição começa, a outra vai atrás não tem jeito. Já tem instituição fazendo, só que ainda não está padronizado. A convenção do boleto é que vai tornar o padrão para que isso aconteça, junto com potenciais ajustes no regramento do PIX, de forma padronizada”, completa.