Infraestrutura

Jenni Thomaz | 31/03/2025 15:29

31/03/2025 15:29

4075 visualizações

Prefeitura de Itapema anuncia parceria com Univali para implantação de Centro de Atendimento a Pessoas com TEA

O centro será instalado em uma estrutura já existente no município e contará com diversos ambientes adaptados

Na manhã desta segunda-feira (31), o prefeito de Itapema, Alexandre Xepa, reuniu-se com representantes da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para discutir a implantação do Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro contou com a presença da pró-reitora de Ensino, Priscila de Souza; do diretor da Escola de Ciências da Saúde, Rodrigo de Palma; do coordenador do curso de Fisioterapia, Emmanuel Alvarenga Panizzi; do secretário de Saúde de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá); e do secretário de Governo e Infraestrutura, Marcelo Correia.

📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp

O objetivo da reunião foi alinhar os detalhes da cooperação técnica e acadêmica com a Univali, garantindo a estruturação e gestão do futuro centro. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com um atendimento especializado e humanizado para crianças, jovens e adultos com TEA.

“Esse é um projeto que estamos tratando com muito cuidado e seriedade. Sabemos o quanto ele é essencial para as famílias e para toda a rede de saúde, por isso buscamos os melhores parceiros para garantir um serviço de excelência. A Univali é uma instituição de referência, e essa parceria permitirá a criação de um espaço acolhedor, com estrutura adequada e atendimento de qualidade para quem mais precisa”, destacou o prefeito Alexandre Xepa.

O centro será instalado em uma estrutura já existente no município e contará com diversos ambientes adaptados, como salas de integração sensorial, consultórios, brinquedoteca, salas de aula, sala de educação física, sala multiuso e sala de informática.

A equipe multidisciplinar será composta por 56 profissionais qualificados, entre assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos especialistas, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, musicoterapeutas, profissionais de tecnologia da informação, além das equipes de higienização, manutenção e suporte administrativo.

Com capacidade para atender até 400 usuários por mês, o centro realizará cerca de 7 mil procedimentos mensais. Os atendimentos terapêuticos terão duração média de 1h30 a 2h por semana, garantindo um serviço eficiente e de qualidade.

Deixe seu comentário

Grupo Lance Noticias
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.