A Prefeitura tem implementado uma série de medidas para combater a dengue em todo em Itapema. Entre as ações estão o tratamento nos bairros, varredura em áreas de risco, vistorias em obras e mutirões semanais, todas realizadas de forma contínua, mesmo fora dos períodos sazonais, para prevenir surtos da doença.
De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica, o Programa de Controle da Dengue intensificou as visitas domiciliares realizadas por agentes de saúde. Essas visitas têm como foco a conscientização da população sobre a importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, por meio da manutenção de imóveis livres de água parada.
Áreas de risco, mapeadas pela equipe de saúde, passam por varreduras em um raio de até 500 metros, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito. Além disso, a emissão de alvarás de construção agora depende de uma vistoria prévia feita por agentes de endemias, em parceria com a Secretaria de Planejamento Urbano (SPU).
Imóveis fechados, como pousadas e casas de veraneio, também são alvo de inspeções agendadas, enquanto mutirões semanais acontecem nas manhãs de sexta-feira, com a participação de equipes que percorrem vias públicas e áreas urbanas para eliminar criadouros.
Denúncias de focos de dengue podem ser realizadas via telefone ou pela plataforma 1Doc, sendo atendidas em até sete dias por equipes especializadas.
Outras iniciativas incluem atividades educativas em escolas, obras e associações comunitárias, além da aplicação de inseticidas para eliminação de mosquitos adultos. Nos locais com casos confirmados de dengue, é realizada a aplicação de inseticida via nebulização em baixa concentração (UBV), ampliando o alcance do controle da doença. (RELATORIO PCD 2024. docx.docx)
📲 Clique aqui para entrar na comunidade do Lance Itapema no WhatsApp